Blog criado por Ricardão (não... não sou famoso não) soh pra ficar na moda.

domingo, dezembro 21, 2003

Esse texto vai para a humanidade. Foi escrito por Rodrigo Chagas, vocalista dos the Honkers.

Estava aqui pensando hoje que todo mundo que lançasse pelo menos uma música legal no mundo deveria ter algum tipo de reembolso mensal, algum tipo de pagamento por toda vida por ter feito uma canção legal que vai perdurar por toda vida...
Por que isso??
Bom, se um cara que inventa um termômetro que fala quando o peru tá pronto p/ser retirado e ganha milhões por ano, há varias décadas, por cada negocinho daquele vendido, que seus filhos e netos vão receber dinheiro por esse invento que o cara teve a genial idéia em algum dia e hj em dia recebe os royalites desses trocinhos vendidos no mundo todo, me parece que na década de 30, na época "áurea" da depressão norte-americana, ou talvez até antes mesmo, uns caras passavam a vida todo tentando achar um produto simples e barato que dessem p/eles a garantia de uma aposentadoria rechonchuda...
Você vai olhar p/mim e dizer que o termômetro é universal, q eu vou comer um peru gostoso pq o simples negocinho vermelho me disse, daí eu pergunto: E p/um Straight Edge? p/um vegetariano, o q aquilo significa? NADA, absolutamente nada, apenas um aparelhinho q vai dizer: SIM ESTÁ NA HORA DE VOCÊ SE DELICIAR COM O ASSASSINATO DO POBRE PERU. Acho q o Morrissey diria exatamente isso...
Mas uma canção, não seria ela universal e imortal??? Você pode ser o que for, da esquerda ou da direita, hetero, homo, bi, tri o que for, uma canção é universal e eterna(pelo menos assim deveria ser a boa música), quantas vezes vc não estava se sentindo mal e ouviu um "sunday morning" do Velvet Undergorund, "heaven knows i´m miserable now" dos Smiths, "O sol nascerá" de Cartola e num ficou lá curtindo a sua melancolia, ou ouviu "Surfin´Bird", dos trashmen, "TV EYE" dos stooges, "MAD DADDY" do cramps ou "EU SOU O MONSTRO" do João Penca e seus miquinhos amestrados e deu vontade de sair dançando ou "quebrando" tudo por aí?
Aí vc pensa no termômetro do Peru, nos "artistas" do Brasil, EUA, Europa e outras partes do mundo e pensa "CARA Q LIXO INÚTIL, TEMOS GÊNIOS OBSCUROS AQUI BEM MELHOR Q ESSA PORCARIA", aqui não vou entrar no mérito do que é bom ou ruim, pq senão vamos ficar girando no termômetro do peru bêbado preste a ser degolado...nem vou muito longe p/ver q pequenos gênios q temos em nossa cidade se vivêssemos num país sério estariam milionários ou pelos menos vivendo exclusivamente de música q é o q eles sabem fazer de melhor. Não vamos longe com medalhões da música nacional ou internacional, vamos à cidade aonde moramos: SALVADOR. Eu destacaria 2 q p/mim são minhas fontes musicais primárias e que mostraram p/mim um caminho e eu segui o meu e fui p/minhas praias a partir do que me disseram. O 1o é Pedro Jorge, guitarrista da minha banda The Honkers, não é p/puxar o lado de minha sardinha, mas foi o 1o cara de banda q vi tocar e virei fã e queria um dai tocar com ele e hj em dia é meu parceiro musical junto com os Honkers e tenho o prazer de ele virar p/mim e dizer q os Honkers foi a melhor banda q ele tocou nos seus mais de 20 anos de rock...o que dizer do cara que me apresentou Stooges, pixies e television em 93? Mais nada né?
Você ser apresentado a essas bandas e gostar MUITO delas aos 13/14 anos de idade já é um bom começo. O outro é Morotó Slim, o que dizer do cara que me apresentou Cramps, Stray Cats e Milkshakes? Teve a banda que salvou minha adolescência do tédio em Salvador, os Dead Billies, e que depois monta outra banda tão boa quanto q são os retrofoguetes?
2 grandes músicos, e totalmente loucos e dementes da cabeça, que são ROCK e tem estilos diferentes...Se Vivêssemos num país sério esses 2 teriam uma estátua no Largo de Roma e na baixa do Bonfim, mas não, vivemos numa cidade RÍDICULA, que nem os próprios ditos "ARTISTAS" baianos vivem aqui,
pq lá fora o mercado p/eles é bem maior...Agora é torcer que para alguma banda baiana da nova safra tenha que quebrar essa barreira, Pitty tá fazendo isso (Algumas pessoas gostem ou não), mas fico feliz em ver por exemplo JOE(q é meu amigo há uns 8 anos no mínimo, q tocou nos Billies e nos Retro e que me chama de filho) tocando em lugares legais, dando entrevistas e vivendo do que ele saber melhor fazer: MÚSICA. Pq Joe já tem mais de 30 anos, toca há muuuuiiiiiiittttooo tempo e sei q deve ter ouvido horrores de dona Sílvia e de outros parentes e familiares p/estudar ou arrumar um emprego de verdade, quando o q ele sabia fazer de melhor era tocar música, ou melhor ainda: ROCK. É gratificante ver isso, digo de coração mesmo, não sou adepto da piada irônica MORRISSEIANA (EXISTE ESSE TERMO?) q "odiamos quando nossos amigos retornam cheios de sucesso", não sou e não quero nunca q essa inveja me consuma por dentro, fico feliz mesmo, o cara é meu amigo, toca rock e toca muito bem por sinal, eles tocam, ela tb, a Pitty, o meu lance é rock da idade da pedra, mas é lindo vc ver seus amigos tocando em lugares fodas e botando p/fuder, pq cansei de ver desconhecidos tocando merda, uns ditos "hardcores melódicos" feito por marmanjos em trajes de criança...o rock de verdade pode ser adolescente, o bom e velho R´N´R,
mas é retardado,e demente,no bom sentido...espero q as bandas novas q tem um "apelo mercadológico", no bom sentindo(se é q existe algo de bom nele), possam tb quebrar um pouco essa barreira...Acho q existem 2 q podem ter esse potencial "POP MERCADOLÓGICO", no bom sentido: Brinde e Los Canos, se esses caras souberem levar a banda p/frente vão se dar bem...POR FAVOR NÃO FAÇAM BOBAGEM, TOQUEM SEU ROCK E TRABALHEM CERTO PARA TIRAR O LIXO Q VEMOS NA TV!!!!!!Chega de "pagodeiros" (q ofensa ao real pagode dos morros) assassinos, traficantes e drogados, pseudo-rockeiros de bermuda e artistas "tipicamente brasileiros" ficarem aparecendo na TV, ganhando e concorrendo Grammys...
Caramba como tudo isso começou mesmo?
Ah! com o termômetro do peru...bom é isso q dar chegar de casa depois de 2 dias de shows seguidos, se jogando no chão, se cortando e não dormindo antes das 10 da manhã...arruma um emprego rapá...pq mesmo q vc faça uma cançãozinha de merda vc vai continuar sendo um ridículo alienado q gosta de uma música de fora, que não é de sua amada pátria idolatrada q paga royalites a termômetros vermelhos q dizem quando os perus tão bons, devíamos pegar esses aparelhinhos enfiar em lugares apropriado nesses pseudo-artistas e quando o aparelhim dizer q assou o suficiente, nós pegarmos o "assado" e jogar num lixo, q é o lugar de onde eles vieram e deveriam voltar ou nunca terem saído...
Bom, eu gosto do aparelhinho pq ele deixar realmente os perus no ponto certo, mas prefiro as canções que me acompanham a vida todo e o tempo inteiro...